Por que fazer Orientação Parental com uma psicóloga?

Hoje em dia, mães, pais e educadores são bombardeados diariamente com dicas, conselhos e orientações por toda a parte. De vídeos no Youtube a palestrantes chamados por escolas e outras instituições, parece sempre ter alguém tentando nos dizer como devemos criar nossos filhos, não é mesmo?

Se por um lado é muito bom que tenhamos mais acesso a informações sobre desenvolvimento infantil, disciplina positiva e demais conhecimentos que possam nos ajudar a desempenhar nossas tarefas como mães e pais, por outro surge a preocupação sobre a qualidade e a fundamentação do que está sendo dito. São tantas opiniões, muitas vezes divergentes entre si, que podemos nos sentir perdidos e acreditar que estamos fazendo tudo errado, nos causando mais angústia e frustração.

Além disso, nem sempre é tão simples resolver problemas que enfrentamos com nossos filhos por meio de algumas dicas e receitas prontas do que fazer. Existem questões nossas que podem interferir na maneira como lidamos com algumas situações. Circunstâncias que ocorreram na nossa infância, por exemplo, podem influenciar a maneira como enxergamos as nossas crianças e nos impedir de sermos acolhedores com elas. Também podem existir problemas de saúde mental dos pais ou dos filhos que podem estar dificultando essa relação, como transtornos de ansiedade, depressão, entre outros.

Por isso, resumi alguns motivos pelos quais a psicologia me fornece uma base bem sólida para ajudar mães, pais e cuidadores que estejam enfrentando dificuldades na relação com os filhos ou angustiados com algum problema de comportamento de suas crianças e adolescentes.

Pensamento clínico

Como psicóloga fui treinada a olhar para as situações de uma maneira cuidadosa, procurando entender o que está por trás dos comportamentos.

Acolhimento sem julgamento

Desde o meu primeiro ano de formação fui estimulada a desenvolver a minha empatia para atender as pessoas. Por isso, quando os pais me contam sobre suas dificuldades, esse treinamento me ajuda a acolher e não julgar a partir das minhas crenças e valores.

Olhar individualizado

A orientação parental conduzida por uma psicóloga bem treinada vai forcar em estratégias que estejam de acordo com as características da família atendida.

Construção conjunta

De modo parecido ao que acontece na terapia individual, como psicóloga irei conduzir os pais em sua jornada, contribuindo para que percebam suas potencialidades e o que precisam mudar para melhorar sua relação com os filhos.

Esses são alguns dos motivos pelos quais procurar uma psicóloga para fazer orientação parental. Acredito firmemente que auxiliar os pais a transmitir seus valores aos filhos de forma respeitosa é contribuir para um mundo melhor. As habilidades necessárias para o futuro só serão adquiridas em ambientes que favoreçam o desenvolvimento da autonomia, senso crítico e empatia. Isso é o que me motiva a desenvolver esse trabalho.

Contato

Deixe sua mensagem,

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur varius mauris sed tortor volutpat, vitae consectetur elit tempor. Nam et lectus sed lectus maximus faucibus.